Endereço e Contato

ENDEREÇO: Rua João Paz de Lima, 277, Centro
CEP: 58887-000
CIDADE: BOM SUCESSO - PB.
FONE: (83) 3448-1129

19 setembro 2012

GREVE DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS TERMINA


17 Set 2012
Uma das greves mais longas das universidades brasileiras terminou neste domingo, 16, quando o comando nacional de greve do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), decidiu pelo fim. A greve dos docentes das universidades federais foi a mais longa da história, com 123 dias de paralisação.

O Andes emitiu na noite de ontem, um comunicado suspendendo a greve nacional das instituições entre os dias 17 e 21, ou seja, até o fim desta semana, todas as universidades do país terão as aulas e atendimentos restabelecidos.

Segundo levantamento da União, a greve já tinha sido suspensa em 37 universidades, e em todos os institutos de educação, ciência e tecnologia. Porém, segundo nota divulgada pelo Andes, apenas 13 instituições já haviam encerrado as paralisações.

A última tentativa governamental de reajuste para os professores foi em 3 de agosto, quando foi assinado um acordo entre o governo e o Sindicato de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), que segundo o Andes, representa apenas uma pequena parcela dos docentes.

A proposta de reajuste salarial feita ao professores foi de um aumento entre 25% e 45% ao longo dos próximos três anos e redução de 17 para 13 nos níveis de carreira. O reajuste foi incluindo na Lei Orçamentária Anual, enviada ao Congresso Nacional no final do mês de agosto.

De acordo com nota divulgada pelo comando nacional de greve, o sindicato ressalta que “foram estabelecidas várias ações para a continuidade da mobilização da categoria no enfrentamento dos ataques à educação pública federal que estão materializados no PL 4368/12 (o projeto de lei com reajustes salariais e mudanças propostas na carreira)”.

SECOM - CSPB

0 comentários:

Postar um comentário