Endereço e Contato

ENDEREÇO: Rua João Paz de Lima, 277, Centro
CEP: 58887-000
CIDADE: BOM SUCESSO - PB.
FONE: (83) 3448-1129

22 julho 2013

CSPB REÚNE GRUPO ESTRATÉGICO PARA DEFINIR PAUTA DAS PLENÁRIAS DE AGOSTO

0 comentários

1NUCLEO
Grupo de dirigentes da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil- CSPB, reuniu-se, no auditório do Hotel San Marco, em Brasília, nesta quarta-feira (17/07), para planejar as próximas ações da confederação. O presidente da entidade, João Domingos Gomes dos Santos, convidou representantes de setores estratégicos com o intuito de descentralizar o trabalho da presidência.
A reunião foi convocada como prévia para organizar a plenária que contará com a presença de todos, em agosto. O objetivo do encontro foi o andamento ao dinamismo dos setores presentes como: Administração, Finanças, Jurídico, Legislativo, Negociação Coletiva, Comunicação e as áreas: federal, estadual e municipal. Um dos pontos discutidos foi migrar para o grupo convidado os trabalhos que necessitam da ação diária da CSPB, e deste modo o presidente poder dedicar-se a parte mais institucional.


“Que a nossa entidade fique mais capaz de decidir o destino de nossos servidores. Precisamos definir um calendário para o próximo semestre”, disse João Domingos ao abrir os trabalhos.

O presidente da CSPB falou sobre as atividades internacionais em que a confederação está coordenando: “Entre os dias 5 e 6 de agosto teremos o Congresso Latino Americano dos Municipais e o Seminário promovido pela Organização Internacional do Trabalho-OIT, sobre a convenção 151, nos dias 7 e 8 (do mesmo mês). Domingos falou sobre outras atividades que a confederação está apoiando, como o congresso da CLTPJ (“Confederación Latino-americana de Trabajadores del Poder Judicial” ), e outros mais, que
também estão sendo organizados pela Internacional do Serviço Público- ISP, e das organizações que esta entidade está fundando. O presidente discursou sobre a criação de uma confederação mundial dos municipais.

O Ciclo de debates sobre o serviço público do Movimento Sindical Seminário dos Servidores – Brics (Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul) será realizado no Brasil, nos dias 9 e 10 de agosto sob a coordenação de João Domingos, que fez uma explanação sobre o crescimento dos países componentes do Brics dentro de uma crise dentro do contexto democrático: “Esse período é positivo, ainda porque somos chamados para sermos atores globais. O Brasil é referência mundial. Temos uma abordagem positiva. Pude perceber o respeito que todos querem ao Brasil. No mínimo existe curiosidade em relação ao nosso país. Assumimos uma grande responsabilidade neste encontro”. destacou.

A partir do dia 25/8 haverá uma plenária dos federais e no dia 26/8 uma reunião da diretoria executiva, já no 27/8  será o Conselho de Representantes, e no dia 28 /8 as plenárias federais, simultaneamente, com as federais e municipais. No dia 29 também a posse da diretoria da confederação e no dia 30/8, a Câmara dos Deputados fará uma homenagem aos 55 anos da CSPB.

3NUCLEOFoi  encaminhada a pauta específica de cada setor e as pautas específicas por esfera, e fechou-se também a pauta geral: o pacto federativo, a previdência, a terceirização, a convenção 151, o piso nacional de salários, saúde educação, segurança pública e mobilidade urbana.

Ações

Na oportunidade, o presidente da confederação enfatizou o projeto de um Seminário no setor de comunicação além de outros seminários em áreas estratégicas: “Temos um projeto de rede integrada de rádio, TVWeb e agência de notícias para este importante setor. Sei que é um projeto ousado, mas queremos fazer ainda este ano. A CSPB precisa realizar um seminário do setor Jurídico, outro setor que queremos integrar as ações, e até mesmo a cultura e
o modo de agir de cada Federação. Nossa Confederação cresceu muito politicamente e em outros setores devido a atuação jurídica. Então, queremos criar uma integração para ajudar e absorver o modelo Jurídico é levar esse modelo". 

No setor administrativo, foi levantado o ponto em que a Nova Central Sindical dos Trabalhadores - NCST, quer organizar um seminário administrativo, para melhorar a gestão financeira e administrativa das entidades.

As propostas de atividades e eventos foi considerada de “extrema relevância” para os dirigentes.

Outro aponte feito pelo presidente da CSPB foi o êxito dos cursos de Formação Sindical, observado no 23 Congresso da CSPB, em novembro de 2012, sobretudo pela qualidade das apresentações e das políticas estratégicas elaboradas na ocasião.

“ Essa reunião tem esse condão para sair daqui e levar para o conselho de representantes o que encaminharmos daqui”. Esclareceu João Domingos.

O dir. Financeiro da CSPB, Fernando Borges, sugeriu a reunião do conselho fiscal no dia 25 de agosto. O dir. de Assuntos Legislativos, João Paulo Ribeiro, fez sugestões na área de comunicação interna e pede que sejam feitos informes antes da reunião. Ele propôs que antes de entrar na pauta, passar por informes. O secretário-geral, Lineu Mazano, por sua vez, sugeriu agregar no plano de trabalho a questão da Organização sindical da CSPB.

João Domingos esclareceu que as plenárias visam mapear os setores, como por exemplo, pauta para os municipais, para os estaduais e federais. Pauta por seguimento e depois setores estratégicos.

“ Chamei aqui setores com os quais eu queria informações prévias . Aqui temos a representação das centrais que acompanhamos. Convidei as áreas do governo, administrativas (municipal, estadual e federal) e setores estratégicos, financeiro, comunicação, jurídico, legislativo, administrativo, negociação coletiva. Disse o presidente.
CSPB mais forte

O presidente da CSPB discursou sobre a importância que a confederação conquistou nos últimos anos: “ Estamos aqui desde 1990 e a CSPB é outra entidade. Precisamos de forma harmônica descentralizar a atuação da CSPB. Promover uma interação entre as áreas estratégicas para ver as questões Macro. Que a execução seja delegada. A CSPB é a entidade sindical que mais cresce. Politicamente, hoje somos a confederação mais forte do país. Hoje a CSPB pega pauta do setor privado e interfere, pois também é favorável para o setor público. Defendo o modelo de gestão da CSPB que em 20 anos nos tirou do gueto”.
O dir. de Ass. Estaduais, Marcos Kirsting, pontuou a relevância de se fazer uma semana jurídica com fins úteis. A ideia de realizar isto é unânime. Se tiver um aval, poderíamos marcar uma data anual e trazer as autoridades para o meio sindical. De acordo com levantamento, hoje há um grande número de sindicalistas no Congresso. Me coloco à disposição para o trabalho”. finaliza.

“ A CSPB tem que ter uma espinha dorsal, com posicionamento da CSPB, e logo puxa para seu setor. Sugiro reuniões mais constantes” .(dir. de Comunicação, Aldo Liberato)

“Temos que socializar o nosso grupo. Há necessidade de organizarmos mais reuniões”. Sugere um posicionamento da CSPB em pautas atuais. Chamado para 21 e 22, seminário internacional promovido pela CTB” .(João Paulo)

Alguns dos Informes

O dir. Jurídico da CSPB, Osmir Bertazoni, falou sobre o ato da Nova Central, e a repercussão da mobilização em Piracicaba e da represália sofrida. Nas questões jurídicas faz algumas sugestões e logo expôs que a CSPB precisa fazer algumas reivindicações na área da saúde. Fazer mobilização.

O dir. de Ass. Municipais, Wagner Rodrigues, chamou atenção para uma plenária regional em sua cidade com a presença das Centrais e da CSPB. Solicitou um documento em apoio e se propôs a contribuir nos seminários.

Lineu Mazano disse que sair da reunião com uma pauta de trabalho é fundamental.

O dir. de Negociação Coletiva, Sebastião Soares, falou sobre o evento que participou na Bahia. Fala da importância da CSPB apoiar os servidores do judiciário nos estados, e destacou que a confederação deve se reestruturar para poder dar conta da responsabilidade que assumiu. " Proponho uma mudança, um núcleo estratégico e outro administração da CSPB. Precisamos
dar respostas a algumas questões”. Necessidade urgente de temas que estão tramitando no congresso, como a PEC 36. Informes sobre a passeata das Centrais em Belo Horizonte". .

Fernando Borges falou da importância de dar publicidade às ações da CSPB, e o sec. executivo, Mauro Zica, pediu uma definição de calendários para as plenárias do final de agosto.

Encaminhamentos

João Domingos fez suas considerações. E sobre o posicionamento da CSPB em temas atuais, o presidente disse que posicionará nestes dias sobre a marcha das centrais. E disse que devem primar pela construção de uma pauta própria da CSPB para os servidores federais.

Entre os temas a serem propostos na plenária, está a realidade salarial dos servidores, a segurança, financiamento dos municípios. Também foi proposto a apuração se a partir do documento de internalização da Presidente Dilma Rousseff é possível regulamentar nos estados a negociação coletiva e o direito de greve.

Em seguida, o secretário-geral mostrou ao presidente João Domingos o relatório extraído no 23 Congresso da CSPB, dos quais já foram aprovados cerca de 70 pontos. A reunião foi encerrada com o fechamento das 5 pautas a nível nacional para a plenária de agosto.

Dentro deste planejamento, além das pautas com peculiaridades de cada esfera do poder público, pautas específicas de cada setor,  fechou-se também a pauta geral, e as pautas específicas por esferas ou por setores.

Como pauta geral foram encaminhadas: o pacto federativo, a previdência, a terceirização, a convenção 151, o piso nacional de salários, saúde educação, segurança pública e mobilidade urbana.

Participaram da reunião, o presidente João Domingos Gomes, o sec-geral, Lineu Mazano, o primeiro secretário, Aníbal Lins, a segunda sec. Marly Bertolino,  o dir. Financeiro, Fernando Borges, o dir. de comunicação, Aldo Liberato, o dir. Jurídico, Osmir Bertazzoni, o dir. de Assuntos Estratégicos, Musébio Azevedo, o dir. de negociação Coletiva, Sebastião Soares, o dir. de Formação Sindical, Augusto F. Gomes, o dir. de Assuntos Legislativos, João Paulo Ribeiro, a dir. de Assuntos da Mulher, Criança e Juventude, Cintia Rangel, a dir. de Assuntos Federais, Maria Helena de Sene Brito, o dir. de Assuntos Estaduais, Marcos Kersting, o dir. de Assuntos Municipais, Wagner Rodrigues.


texto e fotografia: Grace Maciel
Imprensa/CSPB

FONTE: CSPB - FETASP/PB

0 comentários:

Postar um comentário