Endereço e Contato

ENDEREÇO: Rua João Paz de Lima, 277, Centro
CEP: 58887-000
CIDADE: BOM SUCESSO - PB.
FONE: (83) 3448-1129

25 março 2014

Fetasp-PB comanda paralisação de professores em dez cidades do sertão paraibano


rcr17

Texto: Marcos Lima

Professores da rede pública municipal de dez cidades do sertão paraibano fizeram extensa caminhada de protesto na última terça-feira, dia 18, cobrando melhorias para educação. Sob o comando da Federação dos Trabalhadores em Serviços Públicos no Estado da Paraíba (Fetasp-PB), tendo à frente o presidente Fernando Borges, que atendeu o chamado da CNTE, pela paralização em três dias para atender interesse de seus filiados na região. A manifestação que percorreu as ruas centrais da Cidade de Catolé do Rocha foi pacífica e exibiu faixas e cartazes, além de palavras de ordem  que pediam mais recursos para a educação e melhorias paras os profissionais do Magistério.



crmobgrPresentes a manifestação estavam professores das cidades de Catolé do Rocha, Bonsucesso, Riacho dos Cavalos, São José do Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Brejo do Cruz, São Bento, Jericó e Lagoa e Belém do Brejo do Cruz, todos com representações tiradas em convocatória da categoria. Através dos seus sindicatos filiados a Fetasp-PB, os professores  se reuniram em Catolé do Rocha e saíram em caminhada para reivindicar melhorias para uma educação com qualidade e exigiam planos de cargos carreira e remuneração desses profissionais. Além da Fetasp-PB também participou da manifestação o Sintep- Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Paraíba.
crgrrgeBorges lembrou que vem desenvolvendo a frente da Federação, ações que visam reforçar a luta pela unidade pontual e disse que essa é a melhor forma da organização sindical manter conquistas e garantir direitos e explicou que esse ato de hoje, já demonstra muita força pela qualidade dos seus representantes os quais estão agindo num conjunto heterogêneo. Nessa esteira de perspectiva, demonstrou existir a unidade pela participação de conjunto diferenciado, que agregou entre as entidades participantes várias centrais como a NCST – Nova Central Sindical de Trabalhadores, CUT – Central Única dos Trabalhadores e CTB- Central dos trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, ressaltou o presidente da federação.
ggrgtA caminhada percorreu várias ruas da cidade de Catolé do Rocha. No final, os professores e as lideranças sindicais se reuniram em ato público no Centro Comercial do município, quando houve pronunciamentos. Fernando Borges fez uso da palavra e elogiou a participação do Sintep-Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Paraíba, que se fez presente na greve geral  através do seu coordenador a quem o presidente da Fetasp-PB lembrou que vem acompanhando todas as ações desencadeadas pelo sindicato na luta pelo cumprimento do piso integral nacional, do PCCR e pelo retorno das gratificações GED/GEAP e disse reconhecer as dificuldades de negociação com o governador Ricardo Coutinho, lembrou.
gggerbsEm seu discurso Borges lembrou que a pauta dessa greve podia ser divida entre duas etapas, a luta Nacional, que busca melhoria para educação básica com 10% do Produto Interno Bruto (PIB) destinado exclusivamente a investimento com Educação e ainda, a incorporação do lucro das riquezas relativas à  extração de recursos minerais advindos dos royalties do petróleo.
ggrrtcwA outra parte diz respeito a adequação de sua implementação eficiente enquanto  política de valorização por uma educação de qualidade, onde se privilegie estados e municípios, por meio de ações efetivas que valorize a carreira através da unificação dos Planos de Cargos Carreira e Remuneração, levando em consideração referência de cálculo para o piso salarial em carga horária de 30 horas-aula, explicou.
gccnte2
Ainda em seu discurso, Fernando Borges enalteceu a mulher pela sua participação na política do país e pela atuação a frente da organização sindical, as considerou muito importantes pela luta em busca de sonhos e disse que isso se consolidaria através de seus filhos, que farão o futuro do Brasil.
Por fim, Borges fez referência ao senador da república Cristovam Buarque (PDT-DF) como sendo esse um ícone no Brasil quando se fala de  Educação. “O Cristovam Buarque é uma referência em âmbito nacional e tem pautado seu mandato sempre em favor da educação brasileira”, afirmou o presidente da Fetasp-PB.

greggtyFotos: J. Valdevino

ASCOM

 

0 comentários:

Postar um comentário